Botão do Pânico – INTP

SPIRITSEC > Botão do Pânico – INTP

Botão do Pânico – INTP

Cliente

O Instituto Nacional de Tecnologia Preventiva (INTP) atua ​nas áreas de segurança pública, em especial, na prevenção, fiscalização e combate à violência doméstica e familiar nas diretrizes da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), junto ao Ministério Público.

Desafio

Para promover a fiscalização de medidas protetivas de urgência em favor de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar por meio de ações integradas do poder judiciário e executivo, o Instituto precisava de uma solução de comunicação que alta confiabilidade, que permitisse a integração com o Botão do Pânico.

Solução

Desenvolvido pela SPIRIT sob a plataforma Asterisk PABX, o Dispositivo de Segurança Preventiva – DSP, popularmente conhecido como o Botão do Pânico, é um dispositivo que foi criado para que mulheres em situação de risco possam acionar a polícia.

Ao ser acionado, o microtransmissor GSM automaticamente emite a localização exata do acionamento para a Central de Segurança, que envia uma equipe até o local.

O equipamento também passa imediatamente a gravar o áudio do ambiente, permitindo em tempo real aos controladores saber o que passa na origem do chamado. O áudio ainda ficará a disposição da justiça para que seja usado como prova.

Os policiais destacados também recebem detalhes sobre a portadora do dispositivo e a descrição de seu possível agressor, permitindo uma abordagem ainda mais efetiva.

Benefícios

Nos primeiros dois anos e quatro meses de uso do dispositivo, foram registrados 23 atendimentos e 11 prisões em flagrante. Em todos os acionamentos, a Patrulha Maria da Penha levou de 3 a 9 minutos para chegar até o local. Além do Espírito Santo, a plataforma também passou a ser utilizada em Goias, Paraná, São Paulo e outros Estados brasileiros.

Leia Mais sobre o Botão do Pânico

Category

Asterisk PABX, Linux