fbpx

Pentest: O que é e qual a importância do teste de invasão?

Os testes de invasão são um dos maiores trunfos da atualidade para a Segurança dos Sistemas de um negócio, encontrando as vulnerabilidades e falhas antes que sejam exploradas por criminosos, evitando vazamentos, multas ou coisa pior.

2021 chegou arrastando várias tendências do ano anterior, sendo o Home Office uma delas. Inúmeras empresas ainda mantém o regime remoto, outras preferem um misto com presencial, mas a grande verdade é que trabalhar de casa já é uma prática bem estabelecida do mercado ao redor do mundo, e não há sinais de que isso vá mudar.

Invasões de Sistemas preocupam o mercado

Não só o Home Office, mas as plataformas de eventos online, de e-commerce, de deliveries e de serviços digitais expandiram-se muito e continuam a crescer. O mundo dos aplicativos, que já estava em ascensão há tantos anos, é agora o palco do sucesso de muitos negócios, e cada vez mais unicórnios surgem.

Nos primeiros meses do ano passado houve um crescimento vertiginoso de 330% de invasões a sistemas, um número que só aumentou desde então. É assustador sim, mas tem solução! Entra em cena o Pentest…

Mas o que é Pentest?

O nome vem do inglês Penetration Test, também chamado de Teste de Intrusão, Teste de Invasão ou até a tradução literal – Teste de Penetração. Técnicos especializados (pentesters) são contratados para testar a segurança do sistema ou aplicação, como se fosse um ataque real, procurando as falhas de Segurança e vulnerabilidades que podem ser exploradas.

Para que Pentest é importante?

Este teste é essencial em diversos momentos, como no lançamento de um novo sistema para saber se há problemas que podem gerar vazamentos, invasões ou interrupções do serviço. Testes constantes, em caso de lançamento de novas funcionalidades ou mesmo de rotina também são essenciais para averiguar se o sistema está realmente seguro ou preparado para ataques maliciosos.

A caixa preta de um incidente

Relatórios bem detalhados das falhas encontradas são um dos grandes trunfos do pentest, equipando o time para trabalhar imediatamente nas correções, como uma caixa preta após um incidente. O maior dos benefícios é saber do problema e consertá-lo sem se expor para criminosos, evitando dores de cabeça.

Requisitos da LGPD

Executivos e Decisores das áreas de TI atualmente estão recorrendo ainda mais aos pentests devido ao vigor da recente Lei Geral de Proteção de Dados. A LGPD determina que falhas de Segurança que causarem vazamentos, assim como o tratamento e armazenamento inseguro de dados, podem ser punidos com multas de 2% do faturamento da empresa ou até 50 milhões de reais por infração.

Os tipos de Pentest

O pentest é uma excelente forma de testar a Segurança dos sistemas operacionais e realizar o mapeamento da rede, além de poderem ser aplicados a ambientes web, aplicações mobile, wifi e muito mais. Os tipos também variam, indo de Blind (o teste “cego”), Gray Box e White Box, dentre suas variações, sendo preciso definir qual é o mais adequado para obter os melhores resultados.

Para entender a sua necessidade, fale com um especialista. A Spiritsec possui um time técnico de excelência e soluções de Alta Performance, prontas para serem implementadas de forma ágil.

Entre em Contato!
SPIRITSEC
No Comments

Deixe uma resposta