fbpx

Você já ouviu falar de “DPO as a Service”?

Tem muita gente sofrendo pra achar o DPO ideal. Mas você sabia que a LGPD permite que as ações do Encarregado de Dados sejam conduzidas por uma consultoria especializada e certificada?

Salve-se quem puder (e se adequar)

A maior preocupação de empresários de todo país recentemente tem sido a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Em vigência desde Setembro deste ano, a LGPD pegou muitos negócios desprevenidos, que sequer iniciaram o processo de adequação

Tanto é que 64% das empresas hoje em dia não estão em conformidade. É um número assustador.

Muita coisa pode dar errado

Os problemas e prejuízos que a Lei 13.709/2018 traz são vários, dentre eles: Multas que podem chegar até 2% do faturamento total do ano, paralisação ou cancelamento de serviços, auditorias inesperadas e vigilância de processos, queima da imagem da empresa, processos judiciais, perda de clientes E por aí vai.

Nasce o DPO

Fato é que a crescente coleta de Dados Pessoais por negócios de todos os setores já vinha preocupando profissionais de Privacidade e Segurança da Informação há muito tempo. É desta necessidade, em conjunto com a alta demanda pela adequação à LGPD, que nasce o DPO.

Conheça o Data Protection Officer

O Data Protection Officer, também chamado de Encarregado de Dados, surge para cuidar do enorme fluxo de Dados que trafegam dentro de uma organização, zelando pela sua Privacidade, por seu armazenamento e Tratamento seguros até seu Descarte correto.

O ciclo de vida, consentimento e titularidade dos Dados abordados pela LGPD são alguns dos pontos focais do DPO, que também cuida da revisão de políticas de acesso a estes dados, além das próprias políticas de Privacidade e Segurança da empresa. 

O DPO ideal existe?

Encontrar um DPO ideal, infelizmente, ainda é um enorme desafio para diversas organizações. Sendo um profissional de perfil híbrido e com uma grande versatilidade entre Compliance, Privacidade e Segurança da Informação, o Encarregado de Dados é uma contratação trabalhosa. 

Se feita incorretamente, esta contratação acaba desperdiçando tempo e recursos essenciais para o negócio, atrasando o processo de adequação, aumentando os riscos e sobrecarregando departamentos que sequer estavam preparados para a LGPD.

DPO as a Service

A boa notícia é que a LGPD permite que as ações do Encarregado de Dados sejam conduzidas por uma consultoria especializada e certificada, tirando a carga da contratação e transformando a adequação num processo ágil. 

Por isso, a Spiritsec conta com uma equipe multidisciplinar formada por advogados especializados e profissionais de segurança da informação.

Spiritsec formaliza área dedicada à LGPD & Compliance

Recentemente a empresa até mesmo formalizou a criação de uma área dedicada à Compliance e LGPD, liderada pelo Professor e Mestre André Paris, Head de Compliance. Acredite, a experiência realmente faz diferença na hora de montar sua estratégia.

Precisa de ajuda? O DPO as a Service já é uma realidade na Spiritsec, sendo aplicada em diversos clientes. Venha conversar com um de nossos especialistas e trace uma estratégia ágil, rápida, certeira e remota, sem nem precisar de visita física!

SAIBA MAIS
SPIRITSEC
No Comments

Deixe uma resposta